Os Batistas Brasileiros adotam como principal distintivo a imagem do peixe, ícone comum a todos os grupos evangélicos comprometidos com a mensagem da graça salvadora. O peixeestá para a graça assim como a cruzestá para o sacrifício e a pomba e achama para o carisma. | O Peixe - ΙΧΘΥΣ![](http://www.igmemorial.org/imagens/cbb.4.jpg) | ichthüs, peixe em grego, era também, na Antiguidade, uma cifra de Iésous Christós Theón üiós Sóter que quer dizer: Jesus Cristo Filho de Deus o Salvador. É por isso que a Convenção Batista Brasileira,CBB, usa como marca o peixe estilizado com as cores da bandeira do Brasil. |
A Bandeira cristã tem sido símbolo dos batistas brasileiros há mais de um século. Tendo chegado ao Brasil através dos primeiros missionários dos EUA. O ideal batista da universalidade da fé é expresso pelo globo e a Bíblia. Um fato curioso é que a imagem da cruz não foi utilizada na caracterização do livro no Brasil. A cruz como símbolo do sacrifício de Cristo sempre foi evitada em trabalhos batistas no Brasil do séc.XIX e até meados do séc.XX. | A Bandeira Cristã![](http://www.igmemorial.org/bandeira%20crist%C3%A3_small.jpg) | A explicação dessa ausência da cruz é justamente o centro da mensagem pioneira no Brasil. A pregação era focada na conversão do crente como ato de fidelidade à Palavra de Deus em resposta a seu amor, e não pelo sentimento de culpa pelo sofrimento físico de Jesus. Isto pode-se observar em relatos missionários de pioneiros no campo brasileiro que tiveram como primeiros cooperadores ex-padres e religiosos, ou seja, pessoas que já conheciam a história de Cristo e buscavam ser mais fiéis aos ensinamentos bíblicos. |
Um dos mais conhecidos símbolos cristãos, a cruz, não é no entanto o seu símbolo mais antigo. Pelo menos como imagem, este símbolo demorou a ser utilizado apesar das ilustrações de S. Paulo da cruz como distintivo da Igreja em suas epístolas. Paulo apresenta o martírio de Cristo como sinal de orgulho e não de vergonha para os crentes. I Cor. 1.17,18; Gl. 5.11; Gl 6.12,14; Ef. 2.16; Fp. 2.8; Fp. 3.18; Cl. 1.20; Cl. 2.14. A Cruz de Cristo como símbolo de toda a cristandade é justo, porém o símbolo do sacrifício remidor de Jesus é subutilizado pelos batistas. A cruz tem significação central nos cultos cristãos que se baseiam no sacrifício do Salvador pela humanidade. | A Cruz
![cruz](http://www.igmemorial.org/imagens/cruz.jpg) | No no caso Batista Brasileiro, esta relação se altera sensivelmente, já que não existem sacramentos, só há a rememoração.A Igreja Batista Memorial leva este nome por esta razão, assim, o peixe passa a ser mais central na mensagem evangélica do que a cruz. GUINSBURG, Salomão. Um Judeu Errante no Brasil. Casa Publicadora Batista, RJ, 1970. http://www.batistas.org.br Um Fato curioso é que ao autorizar a pregação evangélica no Brasil, D. Pedro II solicitou que as igrejas evangélicas não ostentassem cruzes no seu exterior para se distinguirem das Igrejas Católicas Romanas. |
A pomba é um símbolo muito antigo e tem referencias em muitas culturas. Foi uma pomba que confirmou o fim do dilúvio para Noé em Gênesis 8.8-12. Porque nunca se perde a pomba é símbolo da fidelidade, da pureza e da esperança. No Velho Testamento a pomba também foi usada como símbolo negativo em termos como pomba confusa (Oséias 7.11), referindo-se ao povo israelita que perdera sua única qualidade, a fidelidade a Deus. Em Cantares de Salomão (2.14; 5.2; 6.9) a pomba é símbolo da sensualidade feminina quando sua fragilidade provoca a proteção masculina. Pombas brancas imaculadas eram oferecidas como sacrifício no Templo pelos judeus que não podiam pagar por um cordeiro. No Novo Testamento, o Espírito Santo de Deus é descrito como uma pomba ao repousar sobre Jesus Cristo depois de seu batismo. | A Pomba![pomba](http://www.igmemorial.org/imagens/dove2.jpg) | Esta comparação acabou fazendo que na tradição cristã, o Deus Espírito fosse representado figurativamente por uma pomba, a despeito da sutileza das narrativas em Mateus 3.16; Marcos 1.10; Lucas 3.22 e João 1.32. Na verdade, a descida do Divino Espírito Santo pode ser muito mais associada à narrativa do pentecostes que a uma pomba real repousando sobre o Senhor Jesus Cristo. Sua simbologia real é relacionada com a anatomia do pouso de uma pomba, isto é, com o peito arredondado para baixo e a cabeça e as asas como pontas para cima, o que pode-se associar às línguas repartidas de Atos 2.3. Por isso, tradicionalmente o símbolo da pomba não é usado pelos batistas, mas por grupos evangélicos que baseiam sua mensagem no carisma e no avivamento, não na suficiência graça salvadora. |
Abaixo seguem-se bandeiras e distintivos das organizações missionárias da Convenção Batista Brasileira. |
![](http://www.igmemorial.org/ummbb1_small.jpg) | | ![](http://www.igmemorial.org/logo-ufmbb_small.jpg) ![](http://www.igmemorial.org/logo-uf_small.jpg) |
União Masculina Missionária Batista do Brasil | | União Feminina Missionária Batista do Brasil |
![](http://www.igmemorial.org/ummbb_small.jpg) | | ![](http://www.igmemorial.org/logo-mca_small.jpg) |
União de Homens Batistas | | Mulheres Cristãs em Ação |
![](http://www.igmemorial.org/gam_small.jpg) | | ![](http://www.igmemorial.org/logo-jca_small.jpg) |
Grupo de Ação Missionária | | Jovens Cristãs em Ação |
![](http://www.igmemorial.org/ER_small.jpg) | | ![](http://www.igmemorial.org/logo-mr_small.jpg) |
Embaixadores do Rei | | Mensageiras do Rei |
| | ![](http://www.igmemorial.org/logo-am_small.jpg) |
| | Amigos de Missões |